Os veículos elétricos ainda são uma novidade no Brasil e trazem novos benefícios e comodidade. Entretanto, ao longo deste texto veremos que essas novidades são super bem vindas, desde que a instalação esteja preparada para lidar com as novas características desse sistema. Com o uso da nossa solução de proteção CLAMPER Mobi, impedimos que uma novidade que veio para melhorar a experiência do usuário se torne motivo de transtornos.
A conexão na rede elétrica dispensa a necessidade da ida aos postos de combustíveis, bastando o simples processo de conectar o veículo a uma fonte de energia acessível e já presente em nossas residências. Essa vantagem vem acompanhada de uma má notícia. Ao conectar o carregador e o veículo, a rede elétrica torna-os vulneráveis a um problema já bastante conhecido: a descarga atmosférica, evento danoso aos equipamentos que, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é responsável por cerca de 1 bilhão de reais em prejuízos anualmente. Pensando nesse problema, a nossa solução de proteção CLAMPER Mobi possui DPS (dispositivo de proteção contra surtos elétricos) que protegem o carregador e o veículo elétrico dos danos causados pelos raios – primeiro elemento de proteção da solução CLAMPER Mobi, indicado pelo número 1 da imagem abaixo.
Quando pensamos no período de recarga, mesmo no conforto de nossa casa, quanto mais rápido melhor. Para isso, os carregadores veiculares serão equipamentos com altos valores de potência, para acelerar ao máximo este processo. Entretanto, caso este equipamento tenha algum mau funcionamento como uma sobrecarga, os condutores da instalação podem não suportar tamanha demanda, levando ao aquecimento, derretimento, curto-circuito e, posteriormente, causando grandes danos a toda a instalação. Por isso, o nosso CLAMPER Mobi conta com disjuntores – segundo elemento de proteção da solução CLAMPER Mobi, indicado pelo número 2 da imagem abaixo, que garantem segurança da instalação, interrompendo todo o carregamento no caso de ocorrer uma sobrecarga ou um curto circuito.
Por fim, a proposta do carregamento elétrico é que qualquer pessoa possa executá-lo, dispensando a necessidade de um profissional dedicado para esta atividade, como é o caso dos postos de combustíveis no Brasil. Essa facilidade bem vinda precisa ser acompanhada de proteção, já que um acidente como o contato com partes energizadas do sistema pode causar choques que ameaçam a integridade física do usuário. Para isso, o IDR presente no CLAMPER Mobi – terceiro item de proteção, indicado pelo número 3 da imagem abaixo – vai garantir que toda a energização do sistema seja interrompida em casos de acidentes que causem choque, assegurando que a experiencia não se torne um transtorno.
Tendo esses três pontos em mente, você vai poder se concentrar apenas na comodidade e versatilidade do carregamento elétrico. Pode ficar tranquilo que a CLAMPER cuida de cada detalhe para a sua proteção.