Estamos vivendo uma era em que a sociedade está cada vez mais dependente da tecnologia. O aumento de equipamentos eletroeletrônicos cresce exponencialmente e, com isso, o acúmulo de lixo eletrônico. Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), foi produzido cerca de 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico em todo o mundo no ano de 2019. Além disso, apenas 17,4% desse lixo eletrônico foi realmente coletado e reciclado no mundo todo.
O lixo eletrônico causa um impacto ambiental enorme, uma vez que muito dos aparelhos descartados podem possuir resíduos tóxicos, como pilhas, baterias e outros componentes prejudiciais ao ambiente, além de serem compostos por materiais de difícil decomposição. Conforme uma análise realizada por Jeff Kettle, engenheiro em eletrônica pela Universidade de Glasgow no Reino Unido, estima-se que o lixo eletrônico pode conter até 69 elementos químicos diferentes, entre eles metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio, que ameaçam seriamente a saúde do homem e o meio ambiente.
A grande maioria dos equipamentos eletroeletrônicos se torna inútil após a queima de algum dos componentes eletrônicos do seu circuito integrado. Sem a possibilidade de ser consertado, o aparelho é descartado indevidamente. Com isso, milhões de dólares são perdidos anualmente devido a queima de equipamentos eletroeletrônicos ao redor do mundo.
Sendo a principal fonte de dano que contribui para a queima de equipamentos eletroeletrônicos, os surtos elétricos representam 88% das anomalias da rede elétrica, podendo ser provenientes de descargas atmosféricas, acionamento de grandes motores e de manobras de chaveamento na rede elétrica realizadas pela concessionária de energia. Por isso, as normas reguladoras vigentes exigem a utilização de dispositivos de proteção contra surtos elétricos (DPS) nas instalações e próximo aos equipamentos.
Por ser uma empresa especialista na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de DPS, com mais de 30 anos no mercado, a CLAMPER desenvolveu supressores de surto para salvar os equipamentos eletroeletrônicos da queima.
Os protetores da linha iCLAMPER são DPS de classe III, com tecnologia de conexão “plugue e use” (do inglês plug and use) projetados para serem utilizados próximos aos equipamentos eletroeletrônicos a ser protegido, sendo plugados diretamente nas tomadas de energia. Possuem a capacidade de desviar a corrente de surto elétrico mesmo que não tenha aterramento nas tomadas de energia, garantindo a efetividade na proteção do equipamento em qualquer ambiente em que for utilizado.
Utilizar os DPS da linha iCLAMPER aumenta o tempo de vida útil dos equipamentos eletroeletrônicos, mitigando as perdas e os danos causados pelos surtos elétricos e, com isso, garantindo a sustentabilidade do planeta com a preservação do ambiente para as futuras gerações.